OrtoBio - 2016 - Todos os direitos reservados

Create By EADesigns

ACUPUNTURA 

Autoridade mundial fala sobre o assunto

 

Eis parte de entrevista realizada pelo Jornal O GLOBO, em 23.11.03, com o

médico italiano Giovanni Maciocia, autor de livros sobre medicina chinesa e acupuntura,

e uma das maiores autoridades mundiais no assunto.

 

O GLOBO: A acupuntura é uma técnica milenar oriental. O senhor acha que ela se adapta bem ao modo de vida e aos males do Ocidente?

 

Maciocia: A acupuntura pode ser adaptada para tratar de doenças do mundo ocidental. Ela é praticada em todos os países e trata de problemas do sistema respiratório, ginecológico, digestivo e muscular.


Os problemas psíquicos podem ser tratados com o mesmo método?

A acupuntura pode tratar com sucesso os problemas psíquicos, como depressão, ansiedade e insônia.


A acupuntura de fato cura doenças ou somente ameniza sintomas?


Maciocia: Em muitos casos pode curar doenças como gastrite e úlceras. Em outros, pode reverter sintomas, como a endometriose, por exemplo. Mesmo senão reverter completamente, alivia os sintomas. A acupuntura, por exemplo, não é eficaz no tratamento de mioma, mas reduz o sangramento.

A acupuntura pode trazer benefícios para pessoas de qualquer idade, e aplicada em qualquer doença, ou há contra-indicações à técnica?


A acupuntura pode ser aplicada em pessoas de qualquer idade. Não há contra-indicações ou efeitos colaterais. Quando praticada por acupunturistas qualificados, é muito segura. Não há contra-indicação da combinação da acupuntura com alopatia porque a primeira não faz uso de medicamento algum.

 

Duração do tratamento

A resposta depende do indivíduo e do quadro que apresenta. É comum, após o desaparecimento dos sintomas atuais, o retorno de problemas antigos, o que é considerado bom prognóstico. Devemos atuar com as agulhas até que desapareçam os  sintomas, ou o quadro mostre-se estabilizado sem mais resposta no tratamento. Em média, dez sessões completam um ciclo de tratamento com as agulhas.

 

Terapeutas

MARCO LIMA - Acupunturista, Shiatsuterapeuta, prof. de Lian Gong

JÚLIO ANÍBAL - Acupunturista, fitoterapeuta e  especializado em Medicina Chinesa

 

 Consultas com hora marcada.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social