OrtoBio - 2016 - Todos os direitos reservados

Create By EADesigns

DRENAGEM LINFÁTICA

 

O Curso de Drenagem Linfática Manual DLM oferece ao profissional o conhecimento sobre fisiologia do sistema linfático, indicações de drenagem linfática, gânglios linfáticos, técnicas de drenagem linfática e muito mais.

 

Objetivos do Curso

Desenvolver e preparar profissionais com a capacidade de tratamento total do SER, como um todo. Preparar profissionais capacitados para suprir a grande carência na área de terapias complementares.

 

A quem se Destina

Às pessoas interessadas em proporcionar bem estar e qualidade de vida a si mesmas e ao próximo e que queiram aprender técnicas de terapias integrativas holísticas e trabalhar com as mesmas, buscando resultados rápidos e efetivos. Mais especialmente indicado a Esteticistas e profissionais da área de saúde.

 

Conteúdo Abordado

    * Anamnese e Ética Terapêutica
    * Paradigma Holístico e Paradigma Cartesiano
    * Introdução às Terapias Naturais e Holísticas
    * Anatomia e Fisiologia Corporal
    * Direito e Legislação nas Terapias Naturais
    * Sistema tegumentar
    * Pele
    * Sistema linfático
    * Fisiopatologia do edema
    * Obstrução da drenagem linfática
    * A massagem terapêutica
    * A drenagem linfática manual
    * Indicações
    * Contra-indicações
    * Componentes da drenagem linfática manual
    * A drenagem linfática reversa
    * Medidas complementares para o tratamento do linfedema
    * Avaliação físico-funcional para realização da drenagem linfática
    * Modelo de protocolo de avaliação físico-funcional
    * Requisitos para a massagem de drenagem linfática manual
    * Técnicas de drenagem linfática manual
    * Principais manobras na DLM
    * Técnicas de aplicação
    * Precauções
    * Outros assuntos referentes ao tema abordado 

 

Certificação e Titulação

Será fornecida certificação pelo Instituto Cultural de Ortobioenergética, como DLM - Drenagem Linfática Manual, ao aluno que tiver índice de aproveitamento de no mínimo 70%.

Informações técnicas

Conteúdo: aulas teórico-práticas supervisionadas.

Carga horária: 16 h.

Duração: 2 dias (sábado e domingo) das 8 às 17 h

Incluidos: apostila e certificado.

Local: Instituto Ortobio

 

Especificidade do curso

Este Curso Livre de Drenagem Linfática Manual busca preparar o profissional para atuar no resgate do bem estar e da qualidade de vida, através do uso de técnicas totalmente naturais e holísticas.

 

Observações Importantes

Nossos cursos enquadram-se na categoria de CURSOS LIVRES, não estando, pois, sob a tutela do MEC (Ministério da Educação), não sendo reconhecido por este, inexistindo tal obrigatoriedade nesta classificação.

Cursos Livres de Capacitação Profissionalizante têm validade nacional de acordo com lei nº 9394/96; Decreto nº 5.154/04; Deliberação CEE 14/97 (Indicação CEE 14/97) e DECRETO nº 5.154 de 23 de julho de 2004.

 

Informações sobre Drenagem Linfática

Drenagem Linfática Manual (DLM) é uma massagem suave que estimula a circulação da linfa, que é um líquido branco, viscoso, contido nos vasos linfáticos.

 

Viroses, por exemplo, diminuem a circulação da linfa, provocando incômodos com inchaço e dor, como nos gânglios submandibulares (aqueles nódulos que se formam sob os maxilares nos casos de garganta inflamada). Infecções pelo corpo e até acne podem provocar o mesmo mal. A vida sedentária, a gestação e a celulite também podem diminuir a circulação da linfa, provocando inchaço e dor. As manipulações têm como objetivo direto o aumento do volume do fluxo da linfa e, com isso, uma maior nutrição e oxigenação celular. Conseqüentemente se dá uma desintoxicação do tecido intersticial e aumento da imunidade.

 

A Drenagem Linfática foi desenvolvida pelo casal dinamarquês Estrid e Emil Vodder, na Alemanha, em 1932, a partir das suas observações ao tratar experimentalmente pacientes acometidos de gripes e sinusites, manipulando seus gânglios linfáticos. Em 1966 foi fundada a Associação Alemã para Linfologia.

 

A DLM é indicada para acne, rosácea, cicatrizes, edemas, celulites, envelhecimento da pele, casos de pré e pós cirurgia, especialmente quando plástica, lipoaspiração, quelóide, edemas, má circulação, linfatite, baixa de imunidade e inchaços em geral; mas os maiores destaques ficam no campo cirúrgico, pelo grande e imediato efeito que essa massagem tem conseguido. Já na primeira seção, diminuem as regiões sensíveis (doídas) e nódulos pós cirúrgicos, motivo pelo qual cada vez mais os cirurgiões plásticos indicam e as clínicas de cirurgia plástica colocam à disposição de pacientes esse serviço.

 

Ministrante

PATRÍCIA CARDARELLO

Fisioterapeuta com especialização em Drenagem Linfática,

Shiatsu, RPG, Método Pilates e Stretching Global.

Cadastre-se para o próximo curso.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social