OrtoBio - 2016 - Todos os direitos reservados

Create By EADesigns

REFLEXOTERAPIA 

 

• Você sente ou tem

- Ansiedade

- Depressão ?

- Dor muscular ?

- Dor de cabeça ?

- Dor na coluna ?

- Esgotamento ?

- Dor nos membros ?

- Torcicolo ?

- Insônia  ?

– Tontura ?

 

Em caso afirmativo continue a leitura! 

 

• Fundamentação 

Reflexoterapia é a utilização terapêutica da reflexologia. É uma técnica de tratamento por meio de estímulos em uma área reflexa. Reflexologia é o estudo das delimitações destas áreas, assim como as suas funções e ações diante das patologias humanas.

Os praticantes desta técnica (podorreflexoterapia) acreditam que existem pontos nos pés que refletem a situação da saúde do corpo humano por inteiro. Por isto, estimulam-se estas áreas para aliviar dores, distúrbios orgânicos, emocionais (leves) e de várias partes do corpo, gerando, assim, um grande equilíbrio corporal, da maneira mais simples possível.

A Reflexoterapia podal (ou podorreflexoterapia) é uma técnica terapêutica complementar que utiliza a pressão em determinados pontos nos pés, correspondentes a regiões e órgãos do corpo. De acordo com o grau de desconforto experimentado em pontos específicos trabalhados, é possível tratar e prevenir distúrbios corporais e emocionais. Assim, a reflexoterapia atua restabelecendo o equilíbrio psicossomático.

O Do In, de origem japonesa, e o Tui Na, de origem chinesa, são notavelmente semelhantes aos procedimentos de algumas técnicas também conhecidas como reflexoterapia, embora fundamentem-se em concepções das tradições orientais relativamente próximas entre si e distintas das concepções científicas da medicina ocidental

 

•  Origem

Sir William Osler (12 de Julho, 1849 – 29 de Dezembro, 1919), médico canadense, sendo um dos ícones da medicina moderna, chamado por vezes de "pai" dela, era um conhecedor e defensor da reflexologia podal, tendo, um dia, afirmado que: "Quando os nervos dos olhos e dos pés forem corretamente entendidos, haverá menos necessidade de intervenções cirúrgicas".

Outra atribuição de origem vem do integrante do Hospital Laennec de Paris da década de 50, Louis Van Steen, que praticava a técnica de estimulação direta da coluna vertebral, tanto influenciado pelas concepções de dermátomos como pela medicina chinesa divulgada na França por G. Soulié de Morant (1878-1955). Este autor nos aponta, como origem, o "Traité de reflexothérapie" de Albert Leprince (1924) e as contribuições do doutor Albert Abrams (1863–1924), autor do livro "Spondylotherapy, physio and pharmaco-therapy and diagnostic methods based on a study of clinical physiology" (publicado pela Philopolis Press em 1918 - disponível na Open Library), pelo que consta, inspirado nas técnicas da osteopatia e quiropraxia.

 

 

Reflexoterapeuta 

Carina Azevedo

Consultas com hora marcada.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social