OrtoBio - 2016 - Todos os direitos reservados

Create By EADesigns

SHIATSU EMOCIONAL

Nova consciência em Terapia Corporal

 

As Emoções no Centro do Tratamento 

 

Shiatsu Emocional é uma abordagem da técnica shiatsu, focalizada no tratamento das emoções. Estuda os padrões de desequilíbrio dos meridianos da medicina tradicional chinesa com ênfase em seu aspecto emocional. Relaciona os preceitos de saúde da Medicina Tradicional Chinesa utilizados pelo shiatsu à teorias da psicologia moderna.

O Shiatsu Emocional traz novas significações às teorias energéticas. Utiliza ferramentas diferenciadas de diagnóstico, e apóia-se em estilos de shiatsu como o Tantsu, Ohashiatsu e Zen Shiatsu, além de massagens psicossomáticas inspiradas por Reich.

Propõe uma revisão da conduta terapêutica e a relação terapeuta-cliente.

Shiatsu emocional é uma nova-velha forma de abordagem terapêutica. É velha porque se baseia na essência da filosofia que dá embasamento e normatiza todo o trabalho corporal do Shiatsu, e é nova porque integra ao Shiatsu estudos ocidentais sobre linguagem corporal e psicoterapia corporal, propondo que o reequilíbrio emocional seja o foco de toda a prática.

Este trabalho tem origem na busca por um tratamento emocional holístico,

que trouxesse resultados de forma eficaz: Que fosse sensível às questõe

s transpessoais do indivíduo e que conseguisse finalmente a completa

harmonia entre o pensamento oriental de saúde e as queixas ocidentais

relatadas no ambiente terapêutico.

Reunindo tradição e inovação, o Shiatsu Emocional traz algumas técnicas

inéditas, desenvolvidas ao longo de anos de estudo e prática, sem perder

de vista em nenhum momento a essência da sabedoria oriental, que rege o

Shiatsu e lhe dá atributo de sagrado.

Shiatsu é hoje uma das técnicas orientais com maior repercussão no Brasil. Até então, tem sido utilizado principalmente para tratar de problemas relacionados à dor, má postura, coluna etc. Contudo, o Shiatsu possui muitas outras aplicações, havendo diversos estilos em todo o mundo.

O Shiatsu Emocional é mais uma filosofia de trabalho que propriamente um estilo. Foi desenvolvido a partir da assimilação de conhecimentos e técnicas psicoterápicas pelo Shiatsu. Seu objetivo é harmonizar as emoções humanas, trazendo equilíbrio e bem-estar aos praticantes.

Uma abordagem que resgata a essência da tradição oriental, ao mesmo tempo em que procura desenvolver a sensibilidade para uma leitura corporal mais ampla, associando conceitos reichianos, e interrelacionais modernos às antigas práticas e teorias da medicina tradicional chinesa.

O termo Shiatsu Emocional foi utilizado pela primeira vez no Brasil, por Arnaldo V. Carvalho, que lançou curso homônimo em 2004, e o livro Shiatsu Emocional três anos depois.

O método brasileiro surge da profunda afinidade com que se vem traduzindo e resgatando, não exatamente a parte técnica, mas essencial, da terapia do oriente. Inclui a idéia de somar a parte mais sutil e sensível de estilos de Shiatsu já sutis, como o zen Shiatsu, o ohaShiatsu e outros. Procura fazer entender o Shiatsu para a mente ocidental, e utiliza como interface para isso ideias da visão reichiana. Assim, fornece subsídios para que se perceba exatamente o quão profundo pode ser uma terapia como essa. 

 

Shiatsu terapeuta

 

               

 

 

 

 

Roberto Rocha 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social