OrtoBio - 2016 - Todos os direitos reservados

Create By EADesigns

Temas do Facebook

Você sabe porque a semente da maçã é muito tóxica?

Continuação da matéria do Facebook...

O cianureto é um composto químico simples, formado por um átomo de carbono e um de nitrogênio. A eles pode-se juntar outro átomo, por exemplo, de hidrogênio. Sob esta forma (HCN) ele é conhecido como ácido prússico ou cianeto de hidrogênio, um gás invisível e com cheiro de amêndoas amargas. Ele atua diretamente sobre o sistema nervoso, e com rapidez. Sua ação está baseada no impedimento do aproveitamento do oxigênio pelas células dos tecidos e na paralisia do centro do cérebro que controla os músculos da respiração.

As câmaras de gás funcionavam despejando-se bolinhas de cianureto (sob a forma de cianeto de sódio) dentro de um recipiente com água e ácido sulfúrico. A região liberava ácido prússico e, depois de breves convulsões, estava tudo acabado.

O estômago humano não produz ácido sulfúrico, mas ácido clorídrico (HCl). Ali está o hidrogênio necessário para a reação mortal com o cianureto produzindo gás cianídrico!

O cianeto mata desligando uma enzima da qual a célula depende para utilizar o oxigênio do corpo contido no sangue. Essa enzima - o citocromo - é vital para o último estágio do processo de aproveitamento do oxigênio. As vítimas de envenenamento por cianeto têm o sangue tão carregado de oxigênio que seu rosto fica rosado. O oxigênio bate às portas da célula, por assim dizer, mas o cianeto não permite que ele entre.

Voltando à semente de maça. Conta-se a história de um homem que gostava tanto de sementes de maçã a ponto de guardá-las religiosamente. Certa vez, ao perceber que já tinha uma xícara cheia delas, ele as comeu de uma vez - e morreu minutos após sua orgia de sementes de maçã.

BEBÊS BRASILEIROS COMEM MUITOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, INDICA ESTUDO DA UNIFESP

Continuação da matéria do Facebook...

Outro dado que chama a atenção é a idade com que as crianças começam a conhecer os refrigerantes: entre o primeiro e o sexto mês de vida, 12% delas já experimentaram. Até os noves meses, esse índice sobe para quase 20% e mais da metade (56,5%) já teve a bebida incluída no cardápio até o primeiro ano de vida.

- Somente depois dos seis meses é que a criança está apta a receber, de forma lenta e gradual, outros alimentos adequados à idade, mas sempre mantendo o leite materno até, no mínimo, os dois anos de idade. Além dos refrigerantes possuírem açúcar, contêm corantes e aditivos químicos e, mesmo em ocasiões especiais, como festas e comemorações, a criança deve receber alimentação especialmente preparada para ela de forma caseira e balanceada, evitando a integração precoce a uma dieta pobre em nutrientes e hipercalórica - completa.

 

O Globo – 15 - 07 - 2009

A IMPORTÂNCIA DO YOGA PARA OCIDENTAIS

O ser humano possui esferas, aparentemente distintas, que são: o corpo físico ou soma, a esfera emocional, a mente, a esfera sexual e um campo energético (que vai além da pele) - hoje comprovado pela foto kirlian. A vida moderna nos brinda com diversos fatores externos e mesmo internos que podem provocar distúrbios nestas estruturas humanas; por exemplo: o excesso de solicitações, as tensões, o excesso de atividades, os relacionamentos cada vez mais difíceis, a vida sedentária, a alimentação inadequada e as poluições.

Por outro lado, sabemos que um distúrbio numa esfera pode afetar outra. Assim, um choque emotivo pode perturbar a digestão, gerar tensões musculares e até distúrbios glandulares. E aqui novamente o Yoga pode ser um grande auxiliar:  fazer com que corpo, mente, emocional e campo energético trabalhem em sintonia, em colaboração mútua.

A partir do parágrafo anterior podemos ter o primeiro conceito de Yoga: unir, integrar partes. Esta integração deve se estender a toda uma sociedade e também de cada indivíduo com a natureza externa (portanto, tem a ver com ecologia: respeito à Mãe natureza em todas as suas manifestações).

Para os que quiserem e podem se dedicar mais, o Yoga pode conduzir, gradualmente aos chamados estados superiores de consciência. Para tal, o Instituto Ortobio oferece o Quadrivium Yoga (https://www.ortobio.com.br/quadrivium).

Para se obter reais resultados positivos com o Yoga, é fundamental, antes de tudo, um instrutor qualificado, um ambiente apropriado e práticas adaptadas a nós ocidentais. Por exemplo, é diferente você fazer uma prática de Yoga numa academia de ginástica ou clube (ambientes impróprios) e numa instituição especializado (como o Instituto Ortobio, por exemplo). Um ambiente favorável pode contribuir com até 40% dos resultados.

Hoje, a medicina está mais consciente da necessidade da prevenção em relação à saúde. Assim, por exemplo, alguns médicos mais esclarecidos recomendam, acertadamente, ao Yoga como coadjuvante aos tratamentos convencionais. o próprio SUS o oferece entre suas terapêuticas.

Para praticar Yoga não é necessário ser vegetariano, ou ter uma dieta radical. Mas é evidente que se alguma melhora for feita em relação à alimentação, os benefícios serão mais rápidos e duradouros.

Lembrete: Se hoje achamos que não temos tempo para cuidarmos da nossa saúde e equilíbrio, certamente amanhã teremos que arranjar tempo, e talvez muito dinheiro, para tratarmos de nossas desafortunadas doenças!

LEI DE SHELTON SOBRE OS ESTADOS EMOTIVOS

 

Enunciado

As preocupações, o medo, os choques nervosos etc, raramente ou nunca provocam doença num indivíduo verdadeiramente são, porque ele é capaz de se desembaraçar destes estados psicológicos antes que eles tenham tempo de gerar distúrbios sérios.

 

Desenvolvimento

Todo mundo teve na sua vida momentos de cólera, de excitação mental, preocupações e ansiedade. Mas uma pessoa normalmente sadia se desembaraça destas emoções rapidamente.

 

Os trabalhos do doutor P. E. Morhardt, de Paris (1928), confirmam a teoria do Doutor Shelton. Ele provou, pois, que os choques emotivos tais como as emoções provocadas pela perda de um bem-amado, de uma fortuna etc, geram doenças PORQUE o corpo se encontra num estado de “instabilidade nutritiva e vegetativa” no momento de emoção.

 

Os indivíduos realmente sãos restabelecem-se destes choques com o mínimo de desgaste e sem serem afetados em conseqüência. Problemas permanentes são gerados nos indivíduos cuja saúde está deteriorada.

 

Exemplo

A DIABETE é um exemplo frisante. O desequilíbrio nutritivo confina tal condição do sistema nervoso que este não pode suportar um choque ou uma tensão. As emoções podem causar a diabete nas pessoas mal nutridas.

            O choque resultante de um ferimento ou de uma operação pode fazer aparecer açúcar na urina. Acontece a mesma coisa com o medo, as fortes emoções, o desgosto, as discussões violentas etc.

 

Escólio

Uma alimentação desregrada produz efeitos nefastos sobre o sistema nervoso, - cérebro, plexos e nervos -, tornando-o suscetível ao menor choque. Este, por sua vez, produz outros problemas mais graves ainda.

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social