OrtoBio - 2016 - Todos os direitos reservados

Create By EADesigns

YOGA  DANCE

 

 

A origem 

Yoga Dance é resultado das buscas da catarinense Fernanda Cunha. Em sua estada de cinco anos nos Estados Unidos, estudou diferentes estilos, como journey dance, shake your soul, yoga trance dance e let your yoga dance. Abastecida por essas correntes, criou uma prática nova ao inserir mudras (gestos), entonação de mantras, elementos do tai chi chuan e até da capoeira.

Outro aspecto que permeia toda a aula, que dura cerca de uma hora e meia, é o uso de diversificado repertório musical: world music, música eletrônica, ritmos indianos contemporâneos, árabes, africanos, latinoamericanos e brasileiros.

Portanto, o Yoga Dance, por conter tamanha diversidade de elementos, não é apenas uma simples mescla de yoga com dança, mas algo mais sofisticado.

 

 

A singularidade conta mais que a técnica 

 

No Yoga Dance não são importantes a técnica ou a perfeição dos movimentos, mas sim o como cada praticante se sente em seu próprio movimento. É aprender a se olhar com os olhos internos, aqueles que vão muito além das aparências. Por isso, é uma oportunidade de se libertar das ideias limitadas e viver seus sonhos e dançar a sua dança de forma mais autêntica. E isso é viver artisticamente, independente se você sabe alguma técnica de dança ou não. O desafio inicial é tomar posse do próprio corpo e silenciar a autocrítica. Dançar significa, impreterivelmente, se expor. Logo, a timidez, o medo de não acompanhar, parecer desajeitado ou empolgado além da conta ficam à espreita.

Segundo Fernanda, “quando dançamos com liberdade, conexão e presença, nos tornamos a própria dança e a dança em si se torna uma forma dinâmica de Yoga e de expressão da alma, empoderando todo o nosso Ser”.

“Quando dançamos com a consciência de união (do yoga), de nos mover de momento a momento com presença, a Dança se torna uma forma dinâmica de Yoga, como uma meditação em movimento que nos cura, nos liberta e abre espaço para toda a energia criativa que quer se mover através de nós."

 

Yoga Dance foca os chakras 

O sistema cunhado por Fernanda explora os sete chacras principais – vórtices ou centros energéticos - potencializando suas funções de carga e descarga de energias. Após breve introdução com ásanas (posições de yoga) para preparar articulações e músculos, movimentos e músicas são específicos para cada chakra, seguindo-se entre eles com sequência ascendente. Após, volta-se para outros ásanas próprios para alongamentos. Finaliza-se com relaxamento profundo e breve meditação.

 

Yoga Dance, a expressão da Essência 

 

Yoga Dance é uma vivência onde cada participante é convidado a expressar a própria Essência, podendo experimentar o estado de conexão consigo, com o outro e com o Todo, através de diferentes movimentos corporais. É alcançar um estado onde você pode estar completamente livre da necessidade da mente, de se encaixar em alguma técnica de dança para se dar a permissão de ser um veículo para o seu dançarino interno, para a sua Essência. Neste Yoga, explora-se cada esfera ou estrutura, começando pela mais sutil. Também, aprende-se que a vibração musical começa por dentro, não por fora. A dança passa a ser uma forma de prece, de expressão da alma.

Focalizadora

 

Lu Fernandes

 

 

 

 

 

 

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social